Textos do dia a dia
segunda-feira, abril 29, 2024

BigLinux é o sistema operacional brasileiro desde 2004

barbara_biglinux03.jpg

Testei o BigLinux no sábado (17 de junho/2023) e gostei bastante da parte da instalação. Antes de iniciar, assisti os vídeos que eles recomendam no site. Não sou tão leiga assim em instalações de sistemas operacionais GNU/Linux, mas é sempre bom dar uma revisada e estudar mais um pouquinho para não fazer besteira. Tive problemas no pendrive, mas depois deu certo, conferi o download e configurei o setup para o boot e pronto! Lá estava o sistema operacional rodando pelo pendrive, agora faltava instalar no SSD. Depois de tudo escolhido, inclusive o sistema de arquivos, o BigLinux não demorou para terminar a instalação. Gostei da parte que permite escolher o layout dos lançadores!

 

É a primeira vez que uso "Manjaro", gostei bastante. KDE Plasma então, foi bem mais fácil, porque já estou acostumada, tenho no notebook PoPOS com KDE e procuro ajudar e me envolver na comunidade KDE como tradutora em softwares livres como Krita, Kdenlive e outros.

 

Fiquei feliz com o resultado. O GRUB que o BigLinux colocou no meu notebook é muito mais bonito que todos os outros que já vi. Estou com um monte de sistemas operacionais GNU/Linux para testar, para usar, para jogar, para trabalhar. Curto muito. Instalei e postei no meu twitter (@creuzetica): "Conheci o BigLinux a convite do programador Rafael Ruscher [que me ajudou pelo Telegram também, tirando algumas dúvidas, valeu!]. De cara, já gostei porque é KDE e meu primeiro "Manjaro". Sistema Operacional brasileiro, mantido pelo fundador Bruno Gonçalves. Detectou todo hardware automaticamente, show, lindo demais!".

 

Outra coisa que achei maneira: o terminal. Muito bonitinho! Fora os lindos papéis de parede com os bichinhos simpáticos. Pensei: toda família vai adorar esse sistema! Agora uma crítica: a loja de softwares podia ser mais "visual" para os leigos. Achei mais complicada para iniciantes, não mostra de cara as telas dos programas e meio que "confunde" na questão de versões. Porém, muita coisa já estava instalada! Deixei para fazer uns vídeos instalando softwares livres e games depois, para postar no YouTube.

 

Opa, faltou o link para vocês baixarem: BigLinux AQUI!

 

Bom, é isso, recomendadíssimo! É o sistema operacional com equipe brasileira entrando na "maioridade"! Parabéns, galera! Muitos e muitos anos para o projeto!

barbara_biglinux02.jpg
barbara_biglinux01.jpg
Tags: Nenhum(a)

Sobre a Autora

Barbara

0 Comentários

Livros em Flipbook!

ACasinhaBolinhas Livro

ODiaSolTirouFerias Livros

Por onde estivemos...

Latinoware2021 Card Barbara Tostes

Barbara MUVUCA2021

TTF Barbara Tostes Hand 2

Faça download da fonte "Barbara Tostes Hand", em TTF, pode ser instalada em Windows, OSX, distribuições Linux. Gratuita e livre.

Ver todos os downloads

TTF Barbara Tostes Hand 2

Faça download da fonte "Barbara Tostes Hand", em TTF, pode ser instalada em Windows, OSX, distribuições Linux. Gratuita e livre.

Ver todos os downloads

Cover Sol 2

Baixe em Downloads o livro infantil "O dia que o Sol tirou férias", de Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado por Lionel Mota

Cover Casinha 2

Leia para as crianças o livro "A Casinha de Bolinhas de Arco-͍ris", também na Área de downloads deste blog. Escrito por Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado pelo artista Clayton Ramos.